Como Navegar

Para se navegar corretamente num trekking de regularidade é preciso ter os seguintes equipamentos: bússola, calculadoras Simples, cronômetro (Relógio).

Cálculos


É importante que você e sua equipe saibam calcular corretamente os tempos e metragens da prova.
Mas por quê calcular tempos e metragens? É importante ressaltar que esta não é uma prova de velocidade - onde quem fizer o percurso em menor tempo é o vencedor - mas sim uma prova de regularidade, onde a vencedora será a equipe que fizer o percurso nos tempos adequados.
Você já deve ter percebido, então, a importância dos cálculos corretos.

Veja um exemplo:

Vamos supor que a largada de sua Equipe seja às 10:30 h.

A primeira referência não tem metragem (é a sua posição de largada). É a posição onde você terá de estar às 10:30:00 horas.
Logo na segunda referência você já identifica duas novas informações: o número superior é a metragem da referência e o inferior é a metragem acumulada naquele trecho. A Vm (é assim que vamos chamar a Velocidade Média a partir de agora) muda de valor conforme o trecho.
No primeiro trecho você terá de desenvolver a Vm de 80 m/min (80 metros por minuto). Ou seja, cada uma das 3 referências deste trecho deverá ser percorrida com a Vm de 80 m/min. Você terá de calcular o horário exato de passagem em cada referência, para poder manter a regularidade da prova.

Referência 2
Vm: 80 m/min
Metragem a percorrer: 76 metros
Passo 1: Divida a Metragem pela Vm
76/80 = 0,95
Passo 2: Multiplique o resultado por 60 (para obter os segundos)
0,95 x 60 = 57 segundos
Passo 3: Some ao horário de largada
10:30:00 + 57'' = 10:30:57
Ou seja: Você terá de chegar na referência 2 às 10 horas, 30 minutos e 57 segundos.

Referência 3
Vm: 80 m/min
Metragem a percorrer: 50 metros
1) 50/80 = 0,625 x 60 = 37,5 s (arredonde para cima, já que se perde menos pontos chegando atrasado)
2) 10:30:57 + 38'' = 10:31:35

Referência 4
Vm: 80 m/min
Metragem a percorrer: 243 metros
1) 243/80 = 3,0375 - perceba que neste caso existem números antes e depois da vírgula. O número antes da vírgula você deve guardar para depois (é o valor em minutos da referência).
2) Multiplique os valores após a vírgula por 60: 0,0375 x 60 = 2 segundos
Acrescente o minuto reservado acima: 3 min e 02 seg
3) Some com o horário da Referência 2: 10:31:35 + 0:03'02'' = 10:34:37

E assim por diante. É importante não esquecer que o número 60 utilizado nas multiplicações é invariável. No caso de números maiores ou iguais a 1 antes da vírgula, esse número é o valor em minutos. O que houver depois da vírgula deve ser multiplicado por 60 e acrescentado ao número antes da vírgula, Não se esqueça de somar com o horário calculado na referência anterior. Sugerimos que os cálculos sejam realizados antes do início da prova. Não se esqueça de ajustar seu relógio com o relógio oficial da prova.

Só para lembrar:
Horário = M/Vm x 60 + Horário anterior

Contagem de passos
Durante os cálculos dos horários das provas, você deve ter percebido que todas as referências possuem metragens. A mudança de referência nas metragens exatas é fundamental para o bom desenvolvimento da prova, principalmente em lugares onde os referenciais são esparsos ou confusos.
Imagine que você está fazendo uma prova impecável e na metade você erra as metragens e entra no lugar errado. Até você voltar e localizar o lugar correto vai se passar um tempão, e você ainda poderá perder minutos preciosos em um PC que com certeza vai estar próximo do lugar que você errou (é a Lei de Murphy).
Agora, como você vai fazer para acertar as medidas, se é proibido o uso de trenas, réguas e similares durante a prova? Contando passos.
É importante que um ou dois integrantes estejam preparados para contar passos. A contagem de passos é simples, mas exige concentração e técnicas que só serão aprendidas com o tempo e a prática.

Existem dois métodos principais para o cálculo dos passos:

Método 1 (o mais simples)

Meça quantos metros o contador consegue dar em 10 passos (vale ressaltar que o passo dado em trekking equivale a dois passos normais de uma pessoa). Por exemplo, uma pessoa consegue andar 17 metros em 10 passos. Para efeito de cálculos, divida quantos metros deu por 10 passos. No nosso caso: 17 / 10 = 1,7 metros por PASSO DE TREKKING (dois passos de uma pessoa). Portanto aplicando na planilha temos:
Referência 2: 76 /1,7 = 44,7 = 45 passos
Referência 3: 50/1,7 = 29,4 = 29 passos
Referência 4: 243/1,7 = 142,9 = 143 passos

Método 2

Um ou mais integrantes devem adequar seus passos a 1 metro (este método é complicado e exige treino apurado). Assim, um trecho de 45 metros será completado com 45 passos.

Os passos variam muito durante um percurso. Tente se acostumar com as alterações dos passos em subidas, rios, praias, etc.
O rodízio de contadores cansa menos, mas em compensação quando um só faz a contagem é mais confiável e possível de corrigir os erros com o passar do tempo.

Contato

Redes Sociais

A Cada dia estamos mais conectado então adicione o Enduro de Aventura em suas redes favoritas
  • Enduro de Avntura no Facebook
  • Enduro de Avntura no Instagram
  • Enduro de Avntura no Youtube

Newsletter

Cadastre-se e Receba em primeira mão todas as informações do Enduro de Aventura em primeira mão.
Copyright 2011. Tribo Propaganda do Brasil